top of page
Buscar

Dor no Tornozelo

  • Foto do escritor: JPT Health Solutions
    JPT Health Solutions
  • 22 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

O complexo articular do tornozelo é fundamental para o ser humano, visto ser bastante resistente pois suporta todo o peso do nosso corpo e permite a mobilidade necessária para a realização da marcha.

Este complexo é constituído por três articulações, a tibiotársica, principal articulação do tornozelo definida pela ligação que se estabelece entre o astrágalo e as extremidades distais da tíbia e do perónio, ou seja, os maléolos interno e externo; a sub-astragalina, ligação entre o astrágalo e o calcâneo; a tíbio-peronial inferior, ligação entre a tíbia e o perónio na sua região distal.

A cápsula articular da tibiotársica é bastante fina e frágil, tanto na face anterior como na face posterior, e como consequência a sua estabilidade depende da integridade da estrutura ligamentar. Esta distribui-se em dois complexos, o lateral e o medial.

O complexo ligamentar lateral é formado por três ligamentos, o perónio-astragalino anterior, o perónio-calcaneano e os perónio-astragalino posterior. O complexo ligamentar medial é constituído pelo ligamento deltoide que se subdivide em quatro partes o ligamento tíbio-astragalino anterior, o tíbio-navicular, o tíbio-calcaneano e o tíbio-astragalino posterior.

Os ligamentos laterais têm como principal objetivo limitar o movimento de inversão da articulação tibiotársica, enquanto que os ligamentos mediais têm como principal objetivo limitar o movimento de eversão.

Para além das estruturas acima referidas,os músculos e tendões são igualmente determinantes para a manutenção da integridade morfológica e dacapacidade funcional da articulação.Os complexos articulares contêmrecetores sensoriais, nomeadamente os propriocetores que transmitem ao nosso sistema nervoso central informação importante para a prevenção de lesão.






As lesões mais comuns ao nível do tornozelo são as fraturas e as entorses por inversão ou por eversão.

Em relação às entorses o mecanismo de lesão habitual é a inversão do pé, numa intensidade excessiva, de forma a provocar lesão que se inicia no ligamento perónio-astragalino anterior e pode progredir para uma lesão do ligamento perónio-calcaneano. O diferente nível de gravidade de lesão depende da força do movimento que originou a mesma. Os sintomas principais são dor, edema, hipersensibilidade localizada e diminuição da capacidade funcional.

Existem 3 graus para definir a limitação funcional e gravidade da lesão. O grau I que indica uma lesão leve, mantem a integridade articular, contudo produz incapacidade funcional mínima e dor ligeira localizada. As de grau II consideramos como moderadas, provoca alguma incapacidade, com dificuldade da marcha apoiada no calcanhar, dor e hipersensibilidade moderada nos ligamentos acometidos. No grau III a classificação é grave pois provoca incapacidade funcional com perda de amplitude de movimento e impossibilidade de sustentar o peso corporal, dor intensa e hipersensibilidade acentuada à palpação nos ligamentos acometidos.

A entorse normalmente deixa sequelas ao nível da estabilidade da articulação tibiotársica, sendo muito importante no tratamento da mesma realizar fortalecimento muscular dos principais músculos do tornozelo. É também fundamental incluir o treino propriocetivo da articulação em questão, pois é muito frequente surgirem recidivas por não incluírem estes na reabilitação do individuo.

Já a fratura acontece quando o mecanismo de lesão gera uma torção muito forte que resulta na fratura do osso. As do tornozelo são quase todas indicadas para cirurgia, pois as suas estruturas devem ser realinhadas e fixadas com precisão para evitar futura artrose. Em termos de reabilitação é importante tentar manter as amplitudes articulares funcionais, diminuir o edema, diminuir a dor existente e numa fase posterior incluir o treino propriocetivo e o fortalecimento muscular pelas razões acima referidas.





Autor: Tr. Tiago Almeida

 
 
 

Comentarios


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por JPT Health Solutions. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page